Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 18 de junho de 2024

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
67987
Por Efemérides - Nelson Vianna - 18/6/2011 08:28:46

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

18 de junho

1769 — E’ requerida pelo alferes José Lopes de Carvalho e despachada favorâvelmente pelo “Visitador do Certão Alto e Minas novas do Arassuahy, Juiz das justificações e dispenças,” a necessária licença para erigir uma Capela. A escritura seria passada no dia seguinte pelo Tabelião Francisco Miguel da Silva, contendo
a declaração proposta de doação:
“Legoa e meia de terra de comprido e huma legoa de largo na fazenda Mucambinho do Riacho chamado Melancias athé a estrada que vai do Mucambinho para a Formiga da parte do Nascente pela Várzea do Cintra abaixo freixando ao Riacho que vem das Melancias ou Lages e da parte do Sul lhe serve de extrema a ditta estrada que vai do Mucambinho para a Formiga a qual terra declarada he a de que açoi doação e cincoenta novilhas ferradas para rendimento da a capella”.
1959 — É demitido o Coletor das Rendas Provinciais do Têrmo e Montes Claros de Formigas, Leandro Adolfo de Carvalho, e nomeado o cidadão Daniel Pereira da Costa para substitui-lo no referido cargo.
1887 - Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, presidida pelo cap. Pedro de Araújo Abreu, procede-se à apuração dos votos para vereador, na vaga aberta com a desistência do edil Justino de Andrade Câmara, sendo eleito o tte. Ezequias Teixeira de Carvalho.
1908— Falece o cap. João Augusto de Andrade (João Nenén). Era comerciante nesta cidade, casado com dona Maria Senhorinha de Andrade. Foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros.
1919 - Falece o cap. Luiz Augusto Durães (Lulu Durães) Nasceu em Montes Claros a 19 de agôsto de 1870, filho do tte. cel. Francisco Durães Coutinho e dona Cândida Rosa de Sousa Durães. Cursou a Escola Normal de Montes Claros, foi vereador à Câmara Municipal e seu Secretário. Era comerciante, tendo deixado essa profissão pela de Guarda-Fios do Telégrafo, cargo que ocupava quando faleceu. Casou-se com a Maria Rosalina de Figueiredo, a 25 de dezembro de 1894.
1923— Realiza-se um piquenique na fazenda Lapa Grande, merecido ao dr. Pires e Albuquerque e à sua comitiva. À noite houve baile.
— Nasce em Strajitza, Bulgária, o dr. Konstantin Christoff, filho de Christo Raeff e dona Russa Christova. Fez o curso primário em sua terra natal, o secundário, no Ginásio Municipal de Montes Claros, diplomando-se em Medicina pela U. M. G., em 1948. E’ cirurgião do Bospital N. S. das Mêrcês, de Montes Claros e do SESP, de Bocaiúva. Espírito de artista, faz ilustrações e caricaturas para diversos jornais e revistas, de Montes Claros e da Capital mineira. E’ escultor-amador e fundou, em Montes Claros, a revista Encontro”, lançada a 25 de junho de 1960.
1927 - Falece dona Bertolina Ferreira Velloso, viúva do cap. Vicente José Velloso, antigo comerciante em Montes Claros.
1962 – Pela lei municipal nº115, é nomeada uma comissão para o tombamento dos bens pertencentes à Municipalidade de Montes Claros. A referida comissão está sob a presidência do dr. Francisco José Pereira.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira