Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 15 de julho de 2024

Primeira parcela do 13º salário deverá ser paga até 30 de novembro

Sexta 17/11/23 - 7h09

A primeira parcela do décimo terceiro salário deverá ser paga até o dia 30 deste mês.

Neste pagamento inicial, o funcionário receberá 50% do salário bruto, sem descontos, incluindo outras verbas salariais como horas extras, adicionais e comissões.

A segunda parcela, a ser paga até o dia 20 de dezembro, terá descontos de Imposto de Renda (IR) e contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), resultando em um valor menor do que a primeira parcela.

Todos os funcionários com carteira assinada que tenham trabalhado pelo menos 15 dias durante o ano e não tenham sido demitidos por justa causa têm direito ao décimo terceiro salário.

O período de 15 dias ou mais trabalhados em um mês conta como o período inteiro, com pagamento integral do benefício relacionado a esse mês.

Servidores públicos, aposentados e pensionistas também recebem a gratificação, com o décimo terceiro salário destes últimos sendo antecipado para maio e junho deste ano.

Para aqueles que anteciparam a primeira parcela do décimo terceiro salário durante as férias, o restante da gratificação será recebido em dezembro, mês em que é paga a segunda parcela com descontos.

O pagamento da primeira parcela fica a critério do empregador, a menos que o empregado solicite que seja feito junto ao pagamento das férias gozadas no mesmo ano.

***


A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.

Inscreva-se tocando abaixo

Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais