Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 20 de junho de 2024

Forte e repentina chuva na noite de quinta-feira, em M. Claros, provocou inundações em vários bairros. Bombeiros mobilizaram 6 equipes e citam os pontos mais afetados: "Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial". (Veja vídeo no @montesclaroscom, o instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)

Sexta 05/04/24 - 6h16

Divulgado pelos Bombeiros, 4h24m


Na madrugada desta sexta-feira, 05/04/2024, por volta das 00h04min, uma guarnição do Pemad e o Auto Comando de Área (ACA) do 7º BBM se deslocaram até uma casa no distrito industrial, na área da Rádio Educativa (Torre da rádio Terra), para socorrer uma família das quais quatro pessoas estavam ilhadas em uma residência devido a cheia de um rio.

Segundo o senhor José Domingues, solicitante, seu amigo Ildo chegou em sua casa e pediu ajuda para socorrer sua esposa e seus tres filhos que ficaram presos em sua casa cercada pelas águas do rio que aumentaram em função da chuva repentina.

Ele conseguira fugir das águas porque lembrou de retirar seu carro para um local em que não atolasse.

Quando percorria a estrada, verificou que o rio transbordara.

Em dado momento, ele percebeu o perigo da inundação à residencia e procurou ajuda.

A guarnição chegou ao local e encontrou a rua de acesso à residência inundada e com forte correnteza.

Seguiram subindo contra a correnteza e encontraram a casa com a família que, de fato, estava cercada pelas águas com profundidade de aproximadamente 1,2 metros.

Eles foram equipados com coletes salva vidas e guiados pelos miliares até local seguro. Felizmente, todos foram salvos.

***


Divulgado pelos Bombeiros, às 4h29m


Na noite desta quinta-feira, 04 de abril, em decorrência das fortes chuvas que caíram na cidade, os militares do 7º Batalhão de Bombeiros em Montes Claros foram acionados para o atendimento de diversas ocorrências de inundações, alagamentos, desabamentos, vítimas ilhadas e quedas de árvores.

As equipes atuaram em diversos Bairros, sendo os mais afetados, Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial.

Nesse sentido, foram empregadas seis equipes de Bombeiros no atendimento das ocorrências, onde atuaram desentupindo bueiros obstruídos e ralos, retirando pessoas do interior de residências e com a utilização de equipamento apropriados, auxiliou na retirada da água do interior de várias casas.

É importante ressaltar que em um dos atendimentos foi necessário a montagem de um cabo guia para a retirada de quatro pessoas que encontravam-se ilhadas no Bairro Distrito Industrial, devido e grande quantidade de água e enxurrada que obstruía a via e adentrava residências.

Salienta-se que as equipes de Bombeiros atuaram nos casos mais críticos encontrados.

Foram atendidas diversas ocorrências de inundação, cerca de dez pessoas ficaram desalojadas, sendo encaminhadas para casas de parentes e uma pessoa precisou ser conduzida por terceiros a Unidade Hospitalar.

O Corpo de Bombeiros orienta para nunca atravessar locais atingidos pela água, pois a força da água pode arrastá-lo.

***

Jornal Estado de Minas, de BH:

Chuva deixa ruas alagadas e pessoas ilhadas em Montes Claros

Corpo de Bombeiros atuou em diversos bairros da cidade, sendo os mais afetados os bairros Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial
Bel Ferraz


A forte chuva que caiu na noite dessa quinta-feira (4/4) em Montes Claros, no Norte de Minas, causou alagamentos, desabamentos, quedas de árvores e deixou pessoas ilhadas.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 45 ocorrências em diversos bairros, sendo os mais afetados os bairros Independência, São José, Santa Rita, Santos Reis e Distrito Industrial. Os militares foram chamados 30 vezes para ocorrências relacionadas a inundação e alagamento, seis relacionadas a desabamento, seis relacionadas a salvamento de pessoas em residências inundadas, duas relacionadas a corte de árvores e uma relacionada a salvamento de pessoa ilhada.

Seis equipes dos militares atuaram desentupindo bueiros obstruídos e ralos, retirando pessoas do interior de residências e com a utilização de equipamento apropriados, auxiliou na retirada da água do interior de várias casas.

No início da madrugada de hoje, mãe e três filhos ficaram ilhados dentro de casa devido a cheia de um rio em função da chuva repentina no bairro Distrito Industrial. Os bombeiros encontraram a rua de acesso à residência inundada e com forte correnteza. A residência ficou cercada pelas águas com profundidade de 1,2 metros.

A família foi equipada com coletes salva-vidas e guiados pelos militares até local seguro. Todos foram resgatados e passam bem.



Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas diversas ocorrências de inundação, cerca de dez pessoas ficaram desalojadas e encaminhadas para casas de parentes. Uma pessoa precisou ser conduzida por terceiros à Unidade Hospitalar.

***

Jornal O Tempo, de BH:


Temporal deixa 10 desalojados e família ilhada em Montes Claros; veja vídeo

Mãe e seus três filhos foram resgatados com cabos de aço para atravessar a correnteza
José Vítor Camilo


Uma mãe e seus três filhos ficaram ilhados e precisaram de ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros, na madrugada desta sexta-feira (5 de abril), após a casa deles ficar ilhada por um rio que transbordou durante um forte temporal que atingiu Montes Claros, no Norte de Minas. Ao todo, dez pessoas ficaram desalojadas e a corporação atendeu 45 ocorrências relacionadas à forte chuva. A cidade é uma das 92 que estão sob alerta de chuvas intensas até a manhã de sábado (6).

O caso da família que ficou ilhada pelo rio Vieira, no bairro Distrito Industrial, foi registrado pouco depois da meia-noite. Os bombeiros foram acionados por um vizinho, que foi procurado pelo marido da mulher e pai das crianças. O homem contou que a sua casa tinha sido cercada pelo rio após a chuva repentina, sendo que ele só conseguiu escapar da inundação após ter saído para retirar oseu carro para um local que não atolasse.

Enquanto se deslocava pela estrada de terra com o veículo, o homem viu que o rio estava transbordando e invadindo sua casa, momento em que resolveu pedir socorro aos vizinhos. Conforme o Corpo de Bombeiros, quando a viatura chegou ao local encontrou a rua de acesso ao imóvel completamente inundada e com forte correnteza.

Após seguirem contra a correnteza e conseguirem acessar a família, os militares constataram que a casa estava cercada por 1,2 metros de água. Equipados de coletes salva vidas, a família foi guiada pelos bombeiros até um local seguro, sendo resgatados sem ferimentos.

A corporação aproveitou para orientar a população a nunca atravessar locais atingidos pela água, pois a força pode arrastá-lo.

Estragos
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, das 45 chamadas atendidas durante o temporal, 30 estavam relacionadas à inundação e alagamento. Outras seis eram de desabamento, seis de salvamento em residências inundadas, duas de corte de árvores e uma de salvamento de pessoas ilhadas.

A corporação aproveitou para orientar a população a nunca atravessar locais atingidos pela água, pois a força pode arrastá-lo.

Estragos
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, das 45 chamadas atendidas durante o temporal, 30 estavam relacionadas à inundação e alagamento. Outras seis eram de desabamento, seis de salvamento em residências inundadas, duas de corte de árvores e uma de salvamento de pessoas ilhadas.


***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais