Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 15 de junho de 2024

Pela segunda vez, as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus estarão em M. Claros, de 3 a 6 de junho, seguindo depois para a cidade de Patos. Saiba onde poderão ser visitadas, em 4 lugares

Sábado 01/06/24 - 21h09

Divulgado pela Arquidiocese de M. Claros:


Nos próximos dias 03 a 06 de junho, a cidade de Montes Claros se prepara para receber a Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Essa peregrinação faz parte de um grandioso evento que celebra os 150 anos de nascimento da santa, ocorrido em 2023. Este tesouro espiritual chegará em Montes Claros hospedando primeiro no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI , passará pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, depois no Priorado dos Premonstratenses e finalizando na Catedral Metropolitana.

A Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha iniciou sua jornada pelo Brasil no mês de fevereiro, abrangendo um itinerário que percorrerá 70 cidades ao longo do país. A jornada teve seu ponto de partida no Carmelo da Santíssima Trindade, em Trindade, Goiânia, e segui visitando casas e conventos dos Carmelitas no Brasil afora. Desde o dia 30 de maio está na cidade de Salvador (BA), chega em Montes Claros na próxima segunda-feira, dia 03 de junho, permanecendo até o dia 06. Após deixar Montes Claros, as relíquias seguirão para Patos de Minas (MG), continuando sua jornada de fé e devoção pelo país até a última visita que será em São Paulo no dia 1º de outubro, dia da santa.

Esta peregrinação é uma expressão de devoção e celebração da vida e legado da santa, levando consigo os restos mortais da mesma. Conhecida como “maior santa dos tempos modernos”, como a definiu Pio X, ela é padroeira das missões e uma das quatro mulheres doutoras da Igreja. A peregrinação de suas relíquias pelo Brasil é uma celebração do legado espiritual e do exemplo de fé de Santa Teresinha, levando consigo os restos mortais da santa.

“Dentro do relicário estão os restos mortais de Santa Teresinha. Santa Teresinha não tem o seu corpo incorrupto. Então, nós temos dentro do relicário aquilo que sobrou do seu corpo, ou seja, nós estamos com Santa Teresinha em nosso meio. Como nos ensina a Igreja: Onde estão as relíquias dos santos, aí eles se fazem presentes”. Padre Rodrigo de Castro, OCD.

Ao considerar a Santidade de seus fieis, a Igreja Católica permite que objetos de uso pessoal ou fragmentos do corpo sejam honrados, venerados. Por esse meio, muitos de nós, pedimos à intercessão dos Santos e alcançamos inúmeras graças.

A visita às relíquias de Santa Teresinha é um momento de grande importância espiritual para Montes Claros e de todo o Brasil. Durante esses dias de junho, todos somos convidados a nos unir em oração e celebrações, acolhendo com alegria e fervor as relíquias de uma santa que prometeu fazer cair uma chuva de rosas sobre aqueles que pedem por sua intercessão. Que esta visita renove a fé e a devoção de todos, fortalecendo os laços de espiritualidade que nos unem a Santa Teresinha do Menino Jesus.
(...)

A Primeira visita das Relíquias de Santa Teresinha em Montes Claros

Esta é a terceira vez que as relíquias de Santa Teresinha visitam o Brasil e a segunda vez que visitam a cidade de Montes Claros. No Brasil a primeira visita aconteceu em 1997, ano em que a santa foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II, e a segunda no ano seguinte, em 1998.

Em junho de 1998, Montes Claros recebeu pela primeira vez as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, um evento significativo para a comunidade católica local. Quando as relíquias chegaram, a cidade se transformou em um centro de devoção. Diversas celebrações e orações atraíram multidões de fiéis. As relíquias foram acolhidas no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, onde muitos fiéis se reuniram para momentos de oração e reflexão, e na Catedral Metropolitana de Montes Claros, que testemunhou a passagem de multidões de devotos.

A visita deixou um legado visível na comunidade. Muitas experiências sinceras relatadas profundamente, inspiradas pela vida de Santa Teresinha. A presença das relíquias fortalece a fé e promove a união entre os devotos.

***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais