Na van com 9 mortos na BR-251, no Barrocão, viajavam trabalhadores rurais de volta ao Ceará. Carreta estava vazia. Chovia na hora do acidente
Quarta 14/05/25 - 9h509h38m, quarta-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:
Mortos no acidente com carreta e van na BR-251 voltavam para casa no Ceará
Segundo os bombeiros, as vítimas eram trabalhadoras rurais e atuavam em lavrouras de café no Triângulo Mineiro
Giovanna de Souza/Luiz Ribeiro
Os nove mortos vítimas do grave acidente entre uma carreta e uma van na BR-251, em Grão Mogol, no Norte de Minas, estavam a caminho de casa. De acordo com os bombeiros, eles eram trabalhadores e retornavam para Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, Região Nordeste do país.
A van saiu do Triângulo Mineiro, região onde os trabalhadores atuavam em lavouras de café. Ainda segundo os bombeiros, o último lavrador que embarcou no veículo estava em Araguari, a cerca de 800 quilômetros do local do acidente.
A carreta, que estava vazia no momento do impacto, pertence a uma empresa de transportes de Itupeva, em São Paulo, mas fazia o trajeto da Bahia para o Rio Grande do Sul.
Ainda segundo os bombeiros que atenderam à ocorrência, a van seguia no sentido Francisco Sá/Salinas, em uma subida, quando bateu de frente contra a carreta. Chovia no momento do acidente.
Conforme os registros, com o impacto da colisão, a van ficou pendurada em cima de um barranco de cerca de cinco metros de altura, em uma perigosa região de relevo acidentado.
A identificação das vítimas ainda está sendo realizada pela Polícia Rodoviária Federal.
O acidente
O acidente aconteceu na altura do quilômetro 446 da via, por volta das 21h30. De acordo com os bombeiros, dos 17 ocupantes da van, nove morreram no local, sendo oito adultos e uma criança, e outras oito pessoas estavam feridas. Já na carreta, os dois ocupantes também ficaram feridos, mas conscientes e orientados.
Os corpos foram retirados das ferragens e as pessoas feridas atendidas no local em uma ação integrada envolvendo os bombeiros e o Samu. Seis ambulâncias foram mobilizadas para o atendimento às vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Universitário Clemente de Faria e para a Santa Casa de Montes Claros.
Na manhã desta terça-feira, a Santa Casa Montes Claros informou que, até o momento, recebeu seis vítimas, sendo:
Criança, sexo feminino, 8 anos: em estado estável
Mulher, 36 anos: em estado estável
Homem ainda não identificado, com aparência de 26 anos: em estado estável
Homem, 27 anos: em estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos. Às 9h40, tem pressão arterial e fluxo sanguíneo dentro dos limites adequados
Homem, sem idade definida: deu entrada em estado gravíssimo e está sendo submetido a uma cirurgia de emergência
Homem, 36 anos: em avaliação
A pista foi bloqueada nos dois sentidos e, às 3h40, os veículos foram removidos e o tráfego, liberado.
***
12h11m, quarta-feira, dos Bombeiros:
ESTADO DE SAÚDE - VÍTIMAS 251 Colisão Caminhão x Van
A Santa Casa Montes Claros informa que até o momento recebeu 6 vítimas, sendo:
- M. S. Silva de M. 8 anos
Sexo feminino
Paciente Estável
- V. P. da S. 36 anos
Sexo feminino
Paciente Estável
- Paciente não identificado, aparentemente 26 anos
Sexo masculino
Paciente Estável
- L. G. da S. 27 anos
Sexo masculino
Paciente grave, respirando com a ajuda de aparelhos. Neste momento está hemodinâmica estabilizado.
E. dos S. N.
Sexo masculino
Paciente grave, respirando com a ajuda de aparelhos.
F. M. B. F. 35 anos
Sexo masculino
Estável.
Ana Paula Paixão
Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
***
14h51m, quarta-feira, do jornal Estado de Minas:
Van envolvida em acidente com 9 mortos na BR-251 estava irregular, diz ANTT
Órgão confirmou que veículo, que seguia do Triângulo Mineiro para o Ceará, não possui cadastro para transporte interestadual de passageiros
Luiz Ribeiro
A van envolvida no grave acidente ocorrido na perigosa BR-251, no município de Grão Mogol, no Norte de Minas, na noite de terça-feira (13/05), resultando em nove mortos e 10 feridos, fazia o transporte irregular de passageiros. A informação foi apurada pelo Estado de Minas junto à Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O veículo, que bateu em uma carreta no km 446 da rodovia, perto do distrito de Barrocão, levava trabalhadores e seus familiares do Triângulo Mineiro em direção a Juazeiro do Norte (CE).
Sem cadastro
De acordo com a ANTT, o veículo não possui cadastro junto ao órgão para o transporte de passageiros de um estado para outro.
"A ANTT confirma que a van não possui cadastro na Agência para transporte interestadual de passageiros. A ANTT está acompanhando o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações sobre as causas do acidente”, informou o órgão ao Estado de Minas.
Investigação da Polícia Civil
Também por meio de nota, a Polícia Civil (PC) de Minas Gerais informou que foi realizada perícia técnica no local do acidente e que “o laudo pericial será concluído e encaminhado às autoridades competentes no prazo de até 30 dias.
A Polícia Civil revelou que os corpos dos nove mortos no acidente ocorrido na BR-251 foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Montes Claros para exames de necropsia e identificação.
No início da tarde desta quarta-feira (14/05), a reportagem do Estado de Minas esteve no IML de Montes Claros, onde o médico legista informou que foi feita a identificação dos corpos no procedimento de necropsia.
Mas a liberação dos corpos ficou sujeita ao trâmite burocrático e reconhecimento das vitimas pelos familiares, processo conduzido pela Polícia Civil.