Anunciado o lançamento do Pix Automático no dia 16 de junho; apresentação será depois de amanhã
Segunda 02/06/25 - 6h46O Banco Central anunciou o lançamento do Pix Automático, uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos, com início previsto para 16 de junho de 2025.
A ferramenta será oficialmente apresentada em evento no dia 4 de junho, em São Paulo, com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, e outros representantes do setor financeiro.
O Pix Automático pretende simplificar o pagamento de contas recorrentes, como mensalidades escolares, academias, planos de saúde, contas de consumo e serviços por assinatura.
Diferentemente do Pix Recorrente, que exige que o usuário agende manualmente cada transação, o Pix Automático permite que empresas enviem solicitações de autorização de pagamento diretamente aos clientes.
Uma vez autorizada, a cobrança é realizada automaticamente nas datas programadas, sem necessidade de confirmação adicional.
A funcionalidade foi desenvolvida para substituir o tradicional débito automático bancário, oferecendo menos burocracia e maior acessibilidade, especialmente para pequenos negócios.
Empresas de todos os portes poderão utilizar o Pix Automático sem a necessidade de convênios específicos com instituições financeiras.
Durante o processo de implementação, iniciado em fevereiro, o Banco Central realizou testes para avaliar aspectos como conectividade entre instituições, implementação técnica das APIs e experiência do usuário.
Para pessoas físicas, o uso do Pix Automático será gratuito. Empresas poderão estar sujeitas a tarifas, dependendo da política da instituição financeira recebedora.