Alemanha, França, Suécia e Noruega anunciam que enviarão soldados à Groelândia, já nesta quinta-feira
Quarta 14/01/26 - 22h58Alemanha, França, Suécia e Noruega anunciaram nesta quarta-feira o envio de soldados à Groenlândia, território autônomo sob custódia da Dinamarca.
A decisão ocorre em meio às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar a ilha, que ele considera vital para a segurança americana.
As tropas devem começar a chegar a partir de quinta-feira.
Segundo os governos europeus, a missão foi solicitada pela Dinamarca para avaliar contribuições militares e reforçar a segurança no Ártico.
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que as tropas participarão de exercícios militares conjuntos chamados "Resistência Ártica".
Enquanto isso, autoridades da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram em Washington com representantes do governo americano.
Após o encontro, um representante dinamarquês afirmou que persiste um "desacordo fundamental" com Trump sobre o futuro do território.
A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia deixou claro que o território não deseja ser controlado por Washington, mas quer fortalecer a cooperação.


