Chile olha para os Andes e teme o que ocorreu no Nepal. Em 1989, algo semelhante aconteceu -quase 230 milhões de metros cúbicos de água desceram das altas geleiras
Sábado 29/08/26 - 19h14
Pesquisadores no Chile alertarama: o recuo acelerado das geleiras nos Andes, impulsionado pela temperatura, pode aumentar o risco de enchentes repentinas, deslizamentos de terra e avalanches .
A preocupação é que a região andina possa repetir tragédia o desastre no Nepal .
Geólogos chilenos afirmam que as geleiras estão cada vez mais instáveis, com o derretimento causando rachaduras e movimentações que podem desencadear eventos perigosos, especialmente em encostas íngremes .
O Chile já registrou eventos no passado, como o rompimento da barragem natural na Laguna del Cerro Largo, em 1989, que liberou 229 milhões de metros cúbicos de água .


