Estados Unidos acabam de revelar: tarifas de 30% valerão sobre produtos da Europa e do México - também a partir de 1º de agosto. (Macron, pela França, diz que a Europa precisa retaliar)
Sábado 12/07/25 - 9h50O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas de 30% sobre produtos importados do México e da União Europeia.
A medida está prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
A decisão foi comunicada oficialmente por meio de cartas enviadas à presidente do México, Claudia Sheinbaum, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A justificativa, segundo o governo norte-americano, inclui questões econômicas e, no caso do México, também a tentativa de conter a crise do fentanil.
Com esse anúncio, os Estados Unidos já notificaram pelo menos 25 países com novas tarifas comerciais desde o início da semana.
A estratégia faz parte de uma política mais agressiva de revisão dos acordos internacionais de comércio.
As reações de governos e blocos afetados ainda estão sendo avaliadas.
FRANÇA
Macron, pela França, reagiu:
"Com a unidade europeia, cabe mais do que nunca à Comissão afirmar a determinação da UE em defender resolutamente os interesses europeus" - disse, no X (antigo Twitter).
"Em particular, isso implica acelerar a preparação de contramedidas confiáveis, mobilizando todos os instrumentos à sua disposição, incluindo medidas anticoercitivas, caso nenhum acordo seja alcançado até 1º de agosto", completou.