Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - segunda-feira, 14 de julho de 2025

Ração seria a causa da morte de 245 cavalos em 4 estados, confirma o Ministério da Agricultura. Entre eles, um que valeria 12 milhões de reais

Segunda 14/07/25 - 6h49

O Ministério da Agricultura confirmou que ao menos 245 cavalos morreram em quatro estados brasileiros após consumirem ração contaminada.

A investigação aponta que os animais consumiram produtos com alcaloides pirrolizidínicos, como a monocrotalina — uma substância tóxica nunca identificada antes em alimentos para equídeos no Brasil.

O ministério instaurou processo administrativo, interditou preventivamente uma fábrica e exige o recolhimento de lotes contaminados.


O Ministério da Agricultura confirmou que, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas ao menos duzentos e quarenta e cinco cavalos morreram após consumir ração contaminada

Seria o primeiro registro desse tipo no Brasil.


Entre os animais mortos está um garanhão da raça Mangalarga Marchador, avaliado em doze milhões de reais, alojado em um haras de Alagoas, onde sessenta e nove cavalos apresentaram sintomas clínicos compatíveis com intoxicação.

O Ministério instaurou processo, proibiu a venda dos produtos destinados a equinos e ampliou a interdição para rações de outras espécies.

A empresa afirma estar colaborando com as investigações e lamentou profundamente as mortes.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais